terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Diário de viagem - Haiti (parte 2)


"Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras" 
São Francisco de Assis

    É interessante o sentimento de "eu preciso falar de Jesus", ainda mais durante uma viagem missionária, ainda mais na primeira viagem missionária internacional da sua vida. Bem, eu estava posicionada nesse dilema. Eu estava no Haiti, precisava falar de Jesus para as pessoas, elas precisavam conhecer o Cristo que me salvou e me libertou. Porém, ao me perguntarem para quantas pessoas eu falei de Jesus, serei muito sincera na resposta, dizendo que para nenhuma.
    A princípio isso pode soar como totalmente fora do foco missionário.Não falei dele, mas deixei claro o que ele me ensinou em minhas ações. Eu falei dele sem a necessidade das palavras. Eu o ouvi falar nos olhos agradecidos, nas mãos que acariciavam, nos sorrisos doados. E ao falar de sorriso, nunca vou esquecer o sorriso dessa senhora ( foto abaixo).
    Não sei o nome dela, não sei seu endereço, nem tampouco a história que essas mãos calejadas possuem. Não sei como ela sobreviveu ao terremoto de 2010, não sei quantos anos ela tinha. Lembro vagamente da sua chegada, pressão arterial nas alturas, no rosto uma expressão inexata de dor e sofrimento. Encaminhada com urgência ao atendimento médico.
    Algum tempo depois, reencontro essa senhora e o seu sorriso de alegria estampado. Palavras, pra quê? Aquele lindo sorrir de gratidão encheu meu coração de gratidão a Deus. Nós havíamos falado a ela que Cristo é a verdadeira alegria, o que torna o fardo leve e tira as nossas momentâneas dores para mostrar que na eternidade não haverá mais choro nem sofrimento, sem necessariamente usar palavras e um mesmo idioma para demonstrar tudo isso. Uma certeza eu tenho, nós marcamos a vida dela porque nos dispusemos a cumprir o levar do amor de Jesus, nós agimos em disposição de revelar esse amor para aquela vida.
    Quando a gente chega a essa compreensão, a graça torna-se mais compreensível, essa ânsia do eu preciso falar de Cristo se transforma em eu preciso agir como Cristo, sendo seguidor por ação e não puramente por discursos e pregações vazias de reações de implantação do reino. E é real o que a música diz: "Fale de amor trocando os sons pelo silêncio. Tornando voz em gesto e atos. Se for preciso (só se for preciso!) , use palavras". 



"Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?". O Rei responderá: "Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram".
Mateus 25:37-40


Um comentário: