segunda-feira, 22 de julho de 2013

Desculpa moço, mas você tá fora do contexto

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"
João 5:39

    Mil desculpas, não quero chegar aqui para te atrapalhar, só que moço, você tá falando coisas fora do contexto. Desculpa moço, moça, senhor, senhora, senhorita (felino, não reconhecerás), mas tem muitas coisas erradas, não que eu seja dona da razão pra te apontar isso ou dizer aquilo, só que larguem mão de pegarem um texto e tirar ele do contexto. Largue mão de subverter os valores das palavras que foram colocadas exatas em um exato contexto e colocá-las naquilo que apraz, naquilo que os torna meros donos da razão de ovelhas cegas, que não devem questionar e pensar acerca das coisas que acreditam.
   Infelizmente a nossa atual igreja brasileira tem vivido tempos de um caos instaurado por versículos mal interpretados, retirados de um contexto e colocados grosseiramente em outros. Tem se retirado as primícias da vida cristã, tem se substituído a integralidade da bíblia por alguma dúzia de versículos aleatórios que condicionam uma vida terrena vitoriosa, com um jesus cheroso, um deus que recompensa seus preferidos à medida que eles realizam suas aplicações do dízimo e um espírito santo que te tornará poderoso. Uma geração que levanta as mãos e é incitada a profetizar, determinar, declarar e colocar Deus no lugar de servo de suas vontades, um escravo que serve e que somente ME AMA (me ama, ele me ama).
    Esses textos fora do contexto estão nos afastando vertiginosamente da essência pura e simples do cristianismo, estão tornando tudo como meros rituais sincretistas e um prato cheio para todos os lobos em pele de cordeiro. Só que o mais interessante nisso tudo é que a mesma bíblia usada para enganar com textos fora do contexto está ali, o acesso é o mesmo para o enganador e o enganado. Aí me pergunto, quem está sendo enganado por um evangelho herético e sem Cruz, está sendo enganado em sua ingenuidade ou está sendo enganado por pura preguiça de amar e entender as escrituras sagradas? A bíblia se tornou mero adorno que fica embaixo no braço, que você usa para apontar os pecados alheios e esquece que todos os erros começam e partem do teu próprio coração. 
    Uma coisa que aprendi é que texto fora do contexto se torna um prato cheio para charlatão fazer o café da manhã, almoço e jantar. E outra que aprendi com Chorão do Charlie Brown Jr é que tanta gente equivocada faz mal uso da palavra, falam, falam o tempo todo mas não tem nada a dizer.
    Por isso sempre examine tudo que falarem como mensagem de Deus nas escrituras sagradas, mas examine atentando para o contexto ao qual está inserido o versículo, procure a palavra no original e o seu sentido literal, procure entender a época na qual o texto foi escrito. Questione, pergunte, tenha dúvidas, porque as dúvidas te incitam a raciocinar, a fortalecer os pilares da tua fé e não faça como ouvi certo dia: "Ah, eu prefiro ficar com o que eu sei. Tô salvo e pronto". Se dedique ao estudo das escrituras, você não precisa ser teólogo, porém, precisa entender aquilo que Deus revela através da palavra dele e do seu insodável querer. 
    E para finalizar mais um pouquinho de Chorão:
Eu vi de perto o que neguinho é capaz por dinheiro. Eu conheci o próprio lobo na pele de um cordeiro. Infelizmente a gente tem que tá ligado o tempo inteiro, ligado nos pilantra e também nos bagunceiro. 


     
Sola Gratia,Sola Scriptura, Solus Christus,Sola Fide e Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário