segunda-feira, 6 de maio de 2013

Você vai morrer pecador


"O cristão não é uma pessoa que jamais erra, e sim, alguém capacitado a se arrepender, reerguer-se e começar de novo depois de cada queda"
C.S. Lewis

            Você vai morrer na condição de pecador, seu pecador desgraçado. Sim, vamos todos morrer pecadores, por mais esforços que façamos uma vida inteira, por mais vida de santidade e busca de Deus que possamos dizer que temos, isso nunca vai nos tornar melhores que ninguém, nem tampouco, nos tornar sem pecado e perfeitos. Nossa natureza já é pecadora por si só, nascemos assim, morreremos assim.
         Um evangelho no qual você deve ser perfeito não é verdadeiro, uma vez que o único que foi perfeito e sem pecado foi Cristo.Investir nessa ideia irreal é querer dizer que você pode ocupar um mesmo lugar que Cristo, que as tuas ações vão te justificar, que a tua busca vai te dar um lugar mais próximo de Deus. Não, não e não, repito enfaticamente que é a graça que dá salvação, é o amor de Jesus que cobre uma multidão de pecados. Se fossemos justificados por nossas ações o ladrão da Cruz não seria salvo porque ele estava naquela cruz, ao lado de Jesus, por conta de suas ações erradas, mas não, ele estaria com o Salvador no paraíso. Isso foi graça, amor e misericórdia.
         Eu sei que Jesus, durante o sermão do monte, disse que deveríamos ser perfeitos (Mateus 5:48: Mas vocês devem ser PERFEITOS, tanto como seu Pai do céu é perfeito). Fui a procura do significado da palavra no grego e a palavra usada é teleios que significa completo, maduro, perfeito. Ao meu entender, Cristo nos chama a maturidade e não a perfeição completa, porque como diz todo mundo por aí: NINGUÉM É PERFEITO, nem o será porque inevitavelmente, querendo ou não, pecamos todos os dias.    
         Lembrando que a bíblia é feita de contextos e não de palavras jogadas e interpretadas separadamente, Jesus estava discorrendo sobre as bem-aventuranças, sobre a Lei de Moisés, amar os inimigos e então nesse momento fala sobre a perfeição. Acredito que ele estava nos ordenando acerca de sermos maduros nas questões colocadas durante o sermão, que a forma pela qual deveríamos agir era inspirada na perfeição de Deus. Ele não nos retira o direito que no decorrer da caminhada vamos falhar, errar, pecar e nos fadar a condição de imperfeitos. Seus ensinamentos são direcionados às nossas imperfeições, com o intuito de nos tornar pessoas melhores, de implantar o reino aqui na terra, no entanto, todavia e jamais, quis nos dizer que isso nos tornaria pessoas perfeitas, que por executarmos tais ações seríamos dignos de perfeição. Não somos dignos de nada, a não ser a morte. Pela zilhonéssima e não última vez na vida repito que somos salvos pela graça.
         Ser salvo pela graça, ok. Nossas ações não nos dão salvação, ok. No entanto, é nosso dever cristão a busca constante pelo cumprimento dos ensinamentos de Jesus, porque dessa maneira, e somente dessa maneira, demonstramos quem tem o senhorio sobre as nossas vidas. Pela ação do Espírito Santo, pelos ensinamentos de Cristo e inspirados pela perfeição de Deus, vamos trilhando o caminho da nossa maturidade cristã, do nosso prosseguir para o alvo.
         E hoje eu tenho visto em muitas igrejas esse ensinamento de perfeição inalcançável, essa cobrança incansável de perfeição, quando igreja é lugar de gente doente e de gente que está se curando todos os dias para ajudar gente doente. Essa ideia sem fundamento que a vida com Cristo é perfeita, que a nossa busca nos condiciona melhores patamares diante de Deus, são as maiores furadas, entre as grandes furadas, que podemos cair. No fim, as igrejas estão inchando de pessoas sem base teológica e de fé nenhuma e se esvaziando de mentes pensantes que questionam tais ensinamentos de perfeição, que são barradas devido as suas imperfeições, ao seu não se moldar a massa. As pessoas estão se ferindo profundamente e ninguém tá vendo isso, se você não é perfeito, saiba sempre alguém vai apontar o dedo.
         Vamos morrer pecadores, porém, restaurados pela cruz, redimidos por ela e reconhecendo que por ele e para ele (somente ele!!) são todas as coisas, amém!

Padre Zezinho me edificando, amém igreja?
"Não sou santo, nem sou anjo e nem demônio. Eu sou só eu, imperfeito, insatisfeito, mas feliz, aqui vou eu. Eu sou contradição, eu sou imperfeição, só Deus é coerente"





Você me deu esperança
Você me completou na cruz
Você tomou meu lugar
Você me mostrou graça
Na cruz onde morreu por mim

E sua glória brilha como a luz do sol
De geração em geração Ele brilha
Olhem para os céus, ouça o clamor dos anjos
Dizendo Santo é o Senhor

Você me deu esperança
Você me completou na cruz.
Você tomou meu lugar
Você me mostrou graça
Na cruz onde morreu por mim

E sua glória brilha como a luz do sol
De geração em geração Ele brilha
Olhem para os céus, ouça o clamor dos anjos
Dizendo Santo é o Senhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário