quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Um Chico de "Joãos e Marias"

Talvez ele seja só mais um personagem histórico forjado de marketing e uma sacada super inteligente da Igreja Católica. Falo talvez para mostrar um pouco do meu lado desconfiado das coisas, e até de certa forma, pessimista.
Sim, vou falar do (fofíssimo, pra mim) novo pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, dona de tantos escândalos, detentora de uma história que é muito indignante a qualquer um que conheça meramente uma pequena porção dela- me incluam na parte indignada com a história deles. Independente dessa história, não querendo chamar ninguém de santo ou demônio, nem idolatrar a imagem de Jorge Mario Bergoglio, preciso mostrar a minha admiração ante a este senhor. Tenho acompanhado algumas de suas falas e discursos, dei um follow pra ele no meu twitter, li algumas notícias sobre a JMM e fico muito inspirada com as ações tomadas por ele, não todas (é claro!).
Como cristã, não dá para menosprezar as atitudes cobertas de simplicidade, humildade e compaixão tomadas pelo Papa Francisco. Provavelmente não só a Igreja Católica estivesse precisando de um líder nessa estirpe, como também todos os cristãos, independente de serem católicos ou protestantes, precisavam de uma imagem que servisse de exemplo de humildade. Não concordo com tudo que ele faz, acho um verdadeiro absurdo certas linhas seguidas pela Igreja Católica, vejo muitas heresias e deturpações no quesito de interpretação das escrituras sagradas. Mas essa imagem que ele passa me traz a tona muito daquilo para que Cristo nos chamou e ensinou. Seja a imagem dele sincera ou mera forçação de barra, para dar uma limpadinha na imagem toda suja e manchada da Igreja. Fora dessa redoma de visão, devemos olhar para o papa e nos inspirar quanto o amor ao próximo.
Achei muito interessante e válido o papa pedir que as pessoas orem por ele, porque o que menos vemos é isso, um líder se colocando em um mesmo lugar de seus liderados, destituindo os patamares já estabelecidos que geralmente geram segregação e descaracterização. Jesus andava de igual para igual com seus discípulos, mesmo ele sendo Jesus, o filho de Deus. Claro que Jesus é Senhor e o papa é um homem como qualquer outro, como eu e você. Ele é homem como eu e você, sujeito as mesmas tentações e escolhas, sendo que ele parece optar pelo caminho da simplicidade, um caminho sem tantas regalias a ostentar,que quebra protocolos e se preocupa com quem merece a preocupação. Se ele é da teologia da libertação, ainda não sei, só que é notório a sua preocupação com os menos favorecidos e com a ação social, que é dever da igreja que se intitula de Cristo, porque obrigatoriamente (entenda por compromisso) precisa anunciar o amor. E existe forma mais maravilhosa de anunciar o amor estendendo a mão a quem nada tem?  
Se o Papa Francisco não passar de mais um personagem fictício da história da igreja católica apostólica Romana, que seja. Não estou aqui dizendo para olhar agora para a imagem do papa e simplesmente esquecer todo o passado obscuro da igreja católica. Ele não é santo e sem pecado, ambos somos pecadores, eu, você e ele. Ele não é perfeito, imaculado, digno de honra e louvor. Mas você não pode negar, que ele é um exemplo vivo e eficaz daquele tipo de pessoa que te inspira bons sentimentos, bem ao menos pra mim é assim.
E oremos pelo papa, como ele pediu. Oremos também por nossas autoridades eclesiásticas, políticas e sociais.



E se você quer saber se sou católica, não, eu sou cristã protestante reformada e os demais sobrenomes ainda estão em fase de desenvolvimento ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário