terça-feira, 9 de outubro de 2012

Loucura do evangelho


"Porque a palavra da Cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens. Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas desse mundo para confundir as fortes.E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que não são; para que NENHUMA CARNE SE GLORIE PERANTE DEUS" 
Paulo, carta aos coríntios.

Incrível a maneira que pegamos essas palavras do apóstolo Paulo e jogamos elas como desculpa para as nossas coisas indesculpáveis, como se Deus agisse como um desequilibrado ou como se ele desejasse que assim fôssemos.
Tem muito louco culpando suas loucuras por conta dessa palavra. Bem, acho que louco exatamente não deve ser, mas com um grau bem acentuado de hipermetropia, isso sim. Além de uma grande dificuldade de interpretação de texto. Meu querido, volta pra escola e diz pra tia fazer direitinho o teste do olhinho com você, tá bom?
Tempos atrás um pastor foi pego em flagrante cheirando uma bíblia, e ontem assistindo o seu vídeo de desculpa, juro, fiquei com muito medo do que eu escutei.
"Ah, eu já fiz muitas loucuras pela bíblia. Já comi uma bíblia comestível, já li toda a bíblia. Vou decorar todo o novo testamento. Levo minha bíblia na academia".
Ahm?!
Será que é essa a loucura que Paulo quer dizer? Na minha simplória e não teológica opinião, o apóstolo amado do meu coração, de maneira nenhuma teve a pretensão de dizer isso. Vou elencar o que eu entendo:
1)Porque a palavra da Cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Entendo que a cruz é louca aos padrões desse mundo antropocêntrico, uma vez que é um tanto quanto idiota (louco) morrer por uns caras que nem merecem, morrer em favor de quem não tá nem aí. Isso é louco mesmo! Alguém dar a vida por mim, miserável pecadora e egoísta, isso é loucura mesmo! Algo que provavelmente era difícil de caber na cabeça das pessoas daquela época, como na cabeça dos habitantes de nossa era pós moderna capitalista egoísta.

2)Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens. Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas desse mundo para confundir as fortes.E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que não são; para que NENHUMA CARNE SE GLORIE PERANTE DEUS.  Esses trechos tão utilizados para justificar as asneiras que nos colocamos em nome de Deus, mas o interessante é o final dele, no qual mostra que o que Deus faz de loucura é com o intuito de nenhuma carne se gloriar diante dele.Nessa passagem eu também lembro dos discípulos, cara, eles eram pescadores, uma profissão muito comum naquela época, e aprove a Deus chama-los. Uma vez que na mente do povo judeu, o Messias, surgiria como um rei, todo vestido de glória, e da maneira nenhuma o imaginavam montado em um jumentinho, ou andando como um escravo, muito menos se assentando na mesa dos escarnecedores. Deus vai e chama como seu povo escolhido, o povo de Israel, tem como seus homens e exemplos na fé, incestuosos, adúlteros, ladrões. A nova aliança começa com um ladrão. Graça, isso sim que é loucura.
Aí vem você, aí vem eu, aí vem tudo mundo, distorcer a loucura de Deus e torna-la humana, por favor, vamos parar com isso. Deixemos a loucura da nossa natureza humana, e de fato, vivamos a loucura de Deus.
Quer ser louco por Cristo e pelo escândalo da Cruz? Então compreenda a mensagem da Cruz, e ao compreende-la reconhecemos o quão miseráveis e carecemos da glória de Deus. Isso irá nos motivar a anunciar essa mensagem, que por mais louca que seja, no fim, é um rasgo de amor.
Se a loucura da cruz não refletir o amor de Jesus lá na Cruz, ela não passa de loucura humana, de vaidade de quem pode até ler a bíblia de caba a rabo, mas que nunca a viverá de fato.
Já li toda a bíblia, já li mais de 5 vezes o novo testamento, e continuo sendo uma pessoa egoísta, continuo sendo uma miserável, porém estou na tentativa, estou sendo moldada por cada frase, por cada ensinamento e isso não me torna melhor que ninguém, apenas mais culpada por aquilo que não faço sabendo que tenho que fazer.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" 1 Coríntios 6:12


Nenhum comentário:

Postar um comentário