quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mãos sujas

Texto da minha amiga loira, inconformada, inteligente, linda e futura psicóloga.


Minha maior urgência é a de lavar as minhas mãos, deixar de fazer as coisas do meu jeito. De repente eu percebo que o sangue escorre novamente pelas minhas mãos por causa do meu comodismo, egoísmo, arrogância e a minha ‘umbigocentria’ de menina mimada que nunca saiu pra ver além das fronteiras do meu confortável universo de classe média.
O que eu tenho feito pra mudar isso?  Honestamente, nada de muito eficiente. Está bem pesado perceber essa sujeira constante e não ter ideia de como retirar essas camadas incrustadas de humanidade corrompida da minha pele, é como se eu a descascasse e ela voltasse a crescer como uma erva daninha que nunca se consegue extirpar pela raiz.
Hoje eu chorei por causa de um misto de raiva e tristeza pelos Índios Kaiowás, por saber que, de alguma forma, estou mais envolvida nisso do que eu gostaria. Foram meus antepassados europeus que invadiram esse continente, foram os descendentes desses antepassados que preferiram criar gado e plantar soja em detrimento à essas pessoas que possuem uma relação muito mais longa com aquele solo que nós.
Eu sou cúmplice silenciosa disso tudo, afinal, eu nem sabia que toda a perseguição sofrida pelos indígenas não acabou no século XVII como nos ensinam na escola. As lágrimas me sobem aos olhos, por ver o tamanho da minha impotência frente a um problema tão grande.
Sinceramente, o evangelho fala que devemos tornar o Reino de Deus reconhecido na terra, e me dá vontade de chorar, porque essa humanidade, essa natureza corrompida cresce todos os dias de novo, essa casca de imundícia aparece sempre e os meus pensamentos se voltam para as minhas necessidades nem tão imediatas como: comprar um celular novo, a tecla do meu notebook que foi arrancada, o preço da comida japonesa ou a minha impaciência por ter que pegar ônibus todos os dias e perder alguns preciosos minutos de sono.
Enfim, lutar vai muito além das palavras. Mas começar por onde?
                                                                                                                            Dayse Cristine Schütz
Blog da Dayse: http://dayseschutz.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário