terça-feira, 14 de maio de 2013

A esperança é muito mais que uma memória

"Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança"
Lamentações 3:21


     Como diz a música realmente esse mundo não vale o mundo, meu bem. Mas isso é motivo suficiente pra desacreditar na humanidade? É essa a tua desculpa para os teus gestos violentos, egoístas e no final de tudo masoquistas? Não, ainda vamos acreditar na rapaziada, por favor. Ainda vamos acreditar que enquanto um pai deixa uma família desamparada, outros 10 pais estão ralando todos os dias em prol de um dia melhor para seus filhos. Nesses pais eu incluo o meu. Enquanto somos bombardeados com as notícias da sujeira humana, religiosa e cega, vamos à procura de boas notícias, das boas histórias, de gente que luta por tornar esse lugar, que parece não valer nada, ter um valor real e digno de nos trazer no coração, na memória e nos dias esperança. Lembra daquela pessoa que um dia plantou uma flor em meio a algum deserto que você teve que passar. As flores ainda podem nascer bonitas no oásis, as árvores ainda oferecem sombra e descanso, e ainda há água para saciar a tua sede.
     Faça para os outros tudo aquilo que você espera que façam por você e mesmo que a gentileza não gere gentileza sempre, não desista de todos os dias levantar com o desejo de ser um ser humano um pouquinho melhor. Evite a guerra e faça amor. Evite as mãos que tapam os ouvidos para ouvir a versão do outro, respeite as crenças, as escolhas musicais, literárias, sexuais, políticas, científicas, teológicas. Se você quer respeito, no mínimo ofereça-o a todos, até para aqueles que batem o pé e desrespeitam tuas escolhas. Não existe melhor forma de calar do que oferecer o silêncio. Se você quer direitos, que eles não prejudiquem o direito do próximo, mesmo que o próximo seja um desconhecido. Ah, ajude um desconhecido. Não ajunte o amor, o espalhe!
     Sim, por mais utópico que seja acreditar puramente no amor, acredite nas pontes que ele quebra, nos muros que ele destrói e na forma maravilhosa que ele nos une, que ele se torna a única resposta plausível diante de tanta indiferença, crimes e intolerância. Amar é uma questão de doação, é dar a outra face, é se submeter, mas também saber a hora de falar e a hora de calar. Amar é a conjugação mais difícil, a prática mais complexa, o melhor dos ensinamentos. E você só vai aprender a amar, amando. No princípio era o verbo e por amor o verbo se fez carne para mostrar a perfeição de olhar com amor, tocar, acariciar, ensinar e deixou em seus ensinamentos as medidas certas e exatas do perfeito amor.
      Vá, caminhe por esse mundo que não vale nada, faça ele valer. Faça valer a sua existência, mesmo que piamente você acredite que ela acabe aqui. Que acabe aqui, porém, que seja acabada devido a tanto amor que você espalhou, a tanto respeito que você teve e a tanta gentileza tua que gerou outras gentilezas.Não se limite a amar em excesso. Seja uma explosão de amor. Seja um furação de esperança. Seja parte daqueles que não desistem ante as aflições, ao desespero, ao caos, a falta absurda de esperança e amor. Não queira a platéia para aplaudir tuas ações.Seja suficientemente bom no silêncio.  
     Tenha teus dias maus, depressivos, introspectivos, egoístas, mimados. Tenha as tuas aflições, o teu caos instaurado, as tuas dúvidas, as tuas lágrimas, os teus desejos particulares, as tuas quartas tediosas, os teus amores fúteis, as tuas decepções amorosas, as decepções com os amigos que se foram. Pode querer mandar tudo pra pqp,pode ter vontade de desistir e estar com o pé perto do balde pra chutá-lo. Se permita a ser o tipo humano complexo em sua composição que vai além de um corpo e seu conjunto de neurônios e sinapses, quem sabe até você vai ficar doente. Tudo bem. Porém, que tudo isso te torne uma pessoa mais compreensível, que você aprenda com todos os dias cinzas, para assim valorizar melhor os dias de sol, a tua casa com 4 paredes, teto e comida na mesa. Você só entende o valor das cores quando se depara com a falta delas.
     Por mais ferido que você esteja, por mais socos, pontapés e tapas que as pessoas possam ter desferido, ainda não deixe de acreditar, a começar por si mesmo. Não deixe pra depois as chances que se renovam a cada manhã, a oportunidade de ser diferente daqueles que ferem, que maltratam e machucam. Lance as sementes, mesmo no terreno mais árido. Lance as sementes, mesmo sabendo que algumas não darão frutos, outras até darão frutos que durarão pouco, e algumas raras e milagrosas serão frutos permanentes. E dos frutos permanentes não espere reconhecimento e louvor, porque se é por esse único motivo que você se move, com toda certeza, está plantando vaidade e colherá mais decepções.
     Esse mundo não vale o mundo, meu bem, e o que você tem feito para mudar isso? Traga a memória aquilo que dá esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário